sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Cachoeira já pode discar 192 para chamar ambulância Samu

02/12/2010
Após diversas prorrogações, na tarde de ontem a secretária municipal de Saúde, Eunice Brendler, enfim pode anunciar o início dos serviços da ambulância básica do Salvar/Samu previsto inicialmente para o dia 30 de setembro.

Eunice apresentou orgulhosa a nova ambulância e a equipe médica devidamente trajada e treinada para executar os atendimentos de urgência. São cinco técnicos em enfermagem, um enfermeiro e cinco motoristas que vão se revezar no atendimento que opera 24h por dia, pelo telefone 192.

Segundo ela, a demora ocorreu devido à necessidade de credenciamento junto à Central de Regulação do serviço que atende pelo fone 192 onde são direcionadas as chamadas do serviço.

O serviço é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, em parceria com as secretarias municipais de Saúde sendo responsável tanto pelos atendimentos de urgência como pelas transferências de pacientes graves. O sistema é regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema.
Como funciona:
- Na Central de Regulação Médica de Urgência um médico, auxiliado por um ou vários técnicos, recebe as ligações de pedidos de urgência, faz a triagem e classifica em função da necessidade de urgência do caso. As respostas podem ser dadas de diversas maneiras e são adaptadas a cada necessidade. A orientação pode ser dada por telefone, esclarecendo sobre os procedimentos médicos cabíveis ou determinando encaminhamento.
Se o problema não puder ser resolvido por telefone será feita a ativação de unidades móveis.
http://jornalocorreio.virtuaserver.com.br

|

Nenhum comentário:

Postar um comentário