quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

AMBULÂNCIA DA SAMU JÁ ESTA RODANDO

Atendimento do 192 pela Central Reguladora pode ser acionado desde ontem

Secretária Eunice Brendler apresenta a equipe que vai atuar no serviço
Veja um vídeo com a chegada da ambulância à Praça Honorato.

Foi com suas sirenes ligadas que a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou à Praça Honorato no final da tarde de ontem, durante a atividade do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A secretária de Saúde Eunice Brendler e a equipe de atendimento foram anunciar o início do atendimento do 192 em Cachoeira do Sul, que já pode ser feito através da Central Reguladora. Ainda na praça, às 19h20min, Eunice repassou a escala de trabalho da equipe para a central, o que oficialmente a colocava em funcionamento. Segundo a secretária, o comunicado autorizando o início do funcionamento da ambulância chegou na noite de terça-feira e a equipe já foi chamada para começar a atuar no dia seguinte.

A ambulância do Samu já estava em Cachoeira desde o mês de junho, mas aguardava a liberação da Central Reguladora para atuar, o que aconteceu apenas agora. O grupo de profissionais que atuará no serviço é formado por um enfermeiro, cinco técnicos em enfermagem e cinco motoristas. Durante a manhã, haverá duas equipes, cada uma atuando seis horas de trabalho. Há noite, será apenas uma, das 19h às 7h da manhã.

R$ 25 MIL - Eunice estima que serão necessários cerca de R$ 25 mil por mês para manter o serviço, incluindo pagamento da equipe, que será feito pela Prefeitura, e combustível para o veículo. Como a base será junto ao plantão do SUS, não será necessário pagar aluguel de uma garagem. A ambulância que atualmente faz os atendimentos dos SUS em Cachoeira do Sul não será tirada de circulação. Os atendimentos que não puderem ser feitos pelo Samu, que resgata apenas casos específicos, serão feitos por esta ambulância mais simples. O Corpo de Bombeiros (resgate) continuará prestando os mesmos serviços pelo telefone 193.

Importante

A UTI Móvel do Samu, que também atuará em Cachoeira do Sul, ainda não entrou em funcionamento. Conforme a secretária municipal de Saúde, Eunice Brendler, recentemente a equipe foi formada e eles terão agora que passar por um treinamento. O grupo possui cinco enfermeiros, sete médicos e cinco motoristas.

TRÊS PERGUNTAS SOBRE
Samu
O que é o SAMU?
O Samu 192 é um serviço que ajuda a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e socorristas.

Como funciona o atendimento?
O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as centrais de regulação, profissionais e veículos de salvamento. A chamada é gratuita e na central a ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. O profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações.
Esse mesmo médico avalia qual o melhor procedimento e designa uma ambulância de suporte básico.

Quando é possível chamar o Samu?
> Problemas cardiorrespiratórios
> Intoxicação
> Queimaduras graves
> Ocorrência de maus tratos
> Parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
> Tentativas de suicídio
> Crises hipertensivas
> Acidentes/traumas com vítimas
> Afogamentos
> Choque elétrico
> Acidentes com produtos perigosos
> Transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte
Fonte: Ministério da Saúde

Quinta-feira, 02 de Dezembro de 2010-JORNAL DO POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário